jqavzphd2s21ae80fa1ylp77cv7ch0

Sobre a Mbee

 

Mbee: meles de terroir

 

No país mais biodiverso do mundo, acreditamos que não devemos restringir a alimentação das abelhas à uma única florada. O nosso mel de Apis expressa toda a riqueza da Serra da Mantiqueira, enquanto a linha de meles de abelhas nativas imprime os múltiplos ecossistemas do Brasil

 

A história começou quando nós, Márcia e Eugênio Basile, depois de anos em outros mercados, decidimos nos aventurar no mundo do mel. O novo caminho se deu em 2012 quando descobrimos a verdadeira vocação da nossa Fazenda Itaicá, em Atibaia, no interior de São Paulo. A propriedade era repleta de platôs de pedra ideais para a produção do mel de Apis mellifera, as famosas abelhas listradinhas africanizadas, ou afro-europeias.

 

O nome surgiu porque acreditamos que o mel é definido pelo terroir, e não pela monoflorada tão valorizada no exterior. No país mais biodiverso do mundo, temos convicção de que o mel que não restringe a alimentação das abelhas à uma única cultura é mais rico em sabores, nutrientes e complexidade.

 

Priorizamos o plantio de uma ampla quantidade de flores para alimentar nossas abelhas. Isso significa que produzimos mel silvestre, sim, e com orgulho! Altitude, florada e chuvas são algumas das características que influenciam no néctar coletado. O nosso carrega o terroir da Serra da Mantiqueira. Trabalhamos diariamente para resgatar e promover a cultura deste ouro líquido no Brasil, enorme desafio em um território marcado pela monocultura de cana e consumo excessivo de açúcar.

 

Curadoria e fomento de abelhas nativas

 

Nem só das Apis vive a Mbee. Também atuamos com curadoria, manejo e venda de meles de abelhas nativas sem ferrão, um verdadeiro patrimônio dos povos tradicionais e do campo.  Existem no país mais de 300 espécies de abelhas nativas que imprimem suas multifloradas de infinitos terroirs. Temos os melhores meles do planeta e infelizmente poucos já provaram.

 

Contamos com mais de 50 pequenos fornecedores de 13 estados garimpados em viagens. Hoje comercializamos meles de espécies como Mandaçaia, Borá e Uruçu Amarela. Eles são menos doces, mais líquidos, licorosos e fermentados. Transitam do floral ao frutado e variam em sabores, texturas e cores dos encontrados no mercado. Todas essas possibilidades impressionam cada vez mais cozinheiros, confeiteiros, bartenders e clientes, mas nossa missão vai muito além da gastronomia.  

 

 

Sobre a loja

No país mais biodiverso do mundo, acreditamos em multifloradas! O nosso mel de Apis expressa toda a riqueza da Serra da Mantiqueira e os meles de abelhas nativas espelham os múltiplos ecossistemas do Brasil. Trabalhamos diariamente para promover a cultura deste ouro líquido, oferecer um ingrediente com infinitos potenciais na gastronomia, fortalecer a agricultura familiar e colaborar na preservação da nossa flora.

Pague com
  • Pagar.me V2
Selos

Basile Indústria e Comércio de Produtos EIRELI - EPP - CNPJ: 17.658.228/0001-76 © Todos os direitos reservados. 2022